Morre Bela Karolyi, lendário técnico da ginástica que revelou Nadia Comaneci
Romeno radicado nos Estados Unidos faleceu aos 82 anos; treinador foi acusado de ser conivente com abusos sexuais do médico Larry Nassar
Emanuelle Menezes
O lendário técnico da ginástica artística Bela Karolyi morreu, nesta sexta-feira (15), aos 82 anos. Ele foi responsável por revelar a ginasta romena Nadia Comaneci, dona do primeiro "dez perfeito" da modalidade em Olimpíadas. A morte do romeno, radicado nos Estados Unidos, foi divulgada pela USA Gymnastics neste sábado (16). A causa do óbito não foi informada.
Nadia Comaneci lamentou a morte de Karolyi nas redes sociais. "Um grande impacto e influência na minha vida", escreveu. A ginasta tinha 14 anos quando, treinada por ele, roubou a cena na Olimpíada de Montreal (1976).
Além de Nadia, Bela Karolyi e sua esposa, Martha, treinaram vários medalhistas de ouro da Romênia e dos Estados Unidos. Foram os dois, nos anos 80, que tornaram as americanas uma potência da ginástica.
Apesar de ser considerado uma lenda da ginástica, a história do treinador também é bem controversa. Ele foi acusado de praticar abusos físicos e psicológicos contra atletas romenas, além de ter sido conivente com os abusos sexuais cometidos por Larry Nassar, ex-médico da seleção dos Estados Unidos.