Morre Alan Greenspan, que comandou o Fed por 19 anos
Economista morreu aos 100 anos por complicações da doença de Parkinson; informação foi divulgada pela NBC News e confirmada pela esposa


Alan Greenspan | Reprodução NBC/Arquivo Bettmann via Getty Images
O economista Alan Greenspan, que presidiu o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) por quase duas décadas, morreu aos 100 anos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (22) pela NBC News. A morte foi confirmada por Andrea Mitchell, correspondente-chefe de assuntos internacionais da emissora e esposa de Greenspan há 29 anos.
Em comunicado, Mitchell informou que Alan faleceu em casa, aos 100 anos, devido a complicações da doença de Parkinson. Ela também o descreveu como "um gigante" que ajudou a moldar a economia dos Estados Unidos por décadas, sob presidentes de ambos os partidos, e lembrou que ele sempre foi honesto ao reconhecer os próprios erros.
Greenspan comandou o Fed entre 1987 e 2006. Ao longo de cinco mandatos consecutivos, foi reconduzido ao cargo pelos presidentes Ronald Reagan, George H. W. Bush, Bill Clinton e George W. Bush e se tornou uma das figuras mais influentes da economia mundial.
Durante sua gestão, esteve à frente do banco central americano em momentos decisivos, como a expansão econômica dos anos 1990, a popularização da internet, o estouro da bolha das empresas de tecnologia e os desdobramentos dos ataques de 11 de setembro de 2001.
Ele foi elogiado por conduzir uma das mais longas fases de crescimento da economia dos Estados Unidos, mas também enfrentou críticas após a crise financeira de 2007 e 2008. Parte dos especialistas avaliam que decisões tomadas durante sua gestão e a defesa de uma menor regulação do sistema financeiro ajudaram a criar as condições que levaram à crise.
Após deixar o comando do Fed, Greenspan passou a atuar como consultor e autor de livros sobre economia e política monetária.















