Em meio à crise política, Milei lança livro e faz 'show' de rock na Argentina
Presidente argentino tenta fortalecer imagem enquanto enfrenta tensões internas e abandono de aliado acusado de corrupção

Ana Clara Souza
com informações da Reuters
O presidente da Argentina, Javier Milei, participou na noite de segunda-feira (6) de um comício em Buenos Aires. O evento serviu para o lançamento do livro “A Construção do Milagre”, que fala sobre seus dois primeiros anos de governo, e contou com um “show” de rock, em uma apresentação protagonizada por ele.
Além do lançamento, o comício político teve como objetivo revitalizar a campanha de Milei em meio a tensões internas. No domingo (5), o principal candidato de Milei a deputado em Buenos Aires desistiu das eleições legislativas devido a um escândalo de corrupção.
+ Bebês prematuros dividem máscaras de oxigênio em hospitais superlotados em Gaza
Segundo o jornal espanhol El País, José Luis Espert admitiu que, em 2019, quando tentou se tornar presidente, recebeu US$ 200.000 de um empresário que atualmente está preso por tráfico de drogas e é procurado pelos Estados Unidos.
Diante de uma plateia de apoiadores, que ergueram bandeiras, balões e sinalizadores roxos, o presidente argentino pediu a libertação dos reféns ainda mantidos pelo Hamas, antes do marco de dois anos desde o ataque do grupo ao sul de Israel.
+ Israel bombardeia Gaza no dia em que a guerra completa dois anos
Durante a fala, Milei citou episódios de violência contra lideranças internacionais. “Tentaram matar Jair Bolsonaro, Donald Trump, mataram Uribe, e recentemente tiraram a vida do nosso querido Charlie Kirk”, disse o presidente. No encerramento do discurso, Milei reafirmou sua promessa de campanha em tornar a Argentina "o país mais livre do mundo".
O ato também registrou momentos de tensão, com a presença de policiais de choque após confrontos verbais entre apoiadores e opositores nas imediações do local.