Mapa Mundi: Cresce pressão sobre Israel para o fim da guerra na Faixa de Gaza
Reino Unido, França e Canadá exigiram em carta o alívio imediato ao cerco humanitário no enclave palestino; guerra já matou mais de 50 mil na região
SBT News
Aliados históricos de Israel elevaram o tom nesta semana e passaram a pressionar o país para aliviar o bloqueio imposto à Faixa de Gaza. A região, onde mais de 2 milhões de palestinos enfrentam níveis alarmantes de desnutrição, sofre com a escassez de água, alimentos e insumos básicos.
Em uma carta conjunta, Reino Unido, França e Canadá prometeram adotar “medidas concretas”, incluindo sanções, caso Israel não suspenda as restrições à entrada de ajuda humanitária. Os países também pediram o fim da guerra, que já deixou mais de 50 mil mortos, a maioria crianças e mulheres, em Gaza.
O tema será debatido no programa Mapa Mundi, que vai ao ar às 11h no canal do SBT News no YouTube. Um brasileiro residente em Israel e integrante do Standing Together, maior movimento árabe-judaico do país que defende o fim da guerra, participará da transmissão.
Outra pauta do programa será a mais recente saia justa diplomática provocada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante um encontro com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, no Salão Oval da Casa Branca, Trump abordou publicamente um suposto genocídio de fazendeiros brancos no país africano.
Na coletiva de imprensa, Trump apresentou prints de reportagens e chegou a diminuir as luzes do local para exibir um documentário sobre o tema, gerando desconforto no homólogo.
Não é a primeira vez que Trump coloca líderes de nações aliadas em situações constrangedoras. Episódios anteriores envolveram o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e, mais recentemente, o novo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney. Durante um encontro oficial, ao ouvir de Carney que o Canadá jamais se tornaria o 51º estado americano, Trump respondeu com um enigmático “nunca diga nunca”.