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Economia

Com mais de 2 milhões de denúncias, INSS recebe apenas 30 mil respostas de entidades reclamadas

Para prosseguir com processo de ressarcimento, governo espera que as 41 entidades respondam à todas as solicitações

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O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, disse nesta sexta-feira (23) que o INSS recebeu 30 mil respostas das 41 entidades associativas contestadas por aposentados e pensionistas.

O total de retornos recebidos pelo governo até agora, no entanto, ainda está bem distante da quantidade de denúncias feitas por aposentados e pensionistas descontados irregularmente. Foram mais de 2 milhões de registros, até o fim da tarde desta sexta.

+INSS: reembolso a aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em abril começa na segunda (26)

O serviço de contestação de descontos irregulares está disponível desde 14 de maio, pelo site ou aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135.

Procedimento

Depois que o pedido de ressarcimento é feito, quando o aposentado ou pensionista não reconhece o desconto, as entidades têm 15 dias úteis para a apresentação de documentos que comprovem o vínculo associativo.

Agora, o governo vai analisar esses documentos e, se o vínculo com o segurado não for comprovado, a entidade terá outros 15 dias úteis para devolver o que foi desviado para os cofres do INSS. É o instituto que, depois disso, fará o repasse do dinheiro às vítimas.

Reabertura de agências

A partir da próxima sexta-feira (30), mais de 4.700 agências dos Correios farão o atendimento presencial a aposentados e pensionistas. A possibilidade da reabertura de agências do INSS para este fim foi estudada, mas descartada.

No entanto, segundo Gilberto Waller Júnior, o governo deve reabrir agências do INSS na tentativa de reduzir a fila de espera por benefícios previdenciários. Em abril, mais de 2 milhões e 600 mil pedidos de benefícios diversos aguardavam resposta.

O Brasil tem, hoje, 1.570 agências do INSS. Cerca de 70% delas foram fechadas ou têm apenas um atendente.

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