Com mais de 2 milhões de denúncias, INSS recebe apenas 30 mil respostas de entidades reclamadas
Para prosseguir com processo de ressarcimento, governo espera que as 41 entidades respondam à todas as solicitações
Hariane Bittencourt
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, disse nesta sexta-feira (23) que o INSS recebeu 30 mil respostas das 41 entidades associativas contestadas por aposentados e pensionistas.
O total de retornos recebidos pelo governo até agora, no entanto, ainda está bem distante da quantidade de denúncias feitas por aposentados e pensionistas descontados irregularmente. Foram mais de 2 milhões de registros, até o fim da tarde desta sexta.
O serviço de contestação de descontos irregulares está disponível desde 14 de maio, pelo site ou aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135.
Procedimento
Depois que o pedido de ressarcimento é feito, quando o aposentado ou pensionista não reconhece o desconto, as entidades têm 15 dias úteis para a apresentação de documentos que comprovem o vínculo associativo.
Agora, o governo vai analisar esses documentos e, se o vínculo com o segurado não for comprovado, a entidade terá outros 15 dias úteis para devolver o que foi desviado para os cofres do INSS. É o instituto que, depois disso, fará o repasse do dinheiro às vítimas.
Reabertura de agências
A partir da próxima sexta-feira (30), mais de 4.700 agências dos Correios farão o atendimento presencial a aposentados e pensionistas. A possibilidade da reabertura de agências do INSS para este fim foi estudada, mas descartada.
No entanto, segundo Gilberto Waller Júnior, o governo deve reabrir agências do INSS na tentativa de reduzir a fila de espera por benefícios previdenciários. Em abril, mais de 2 milhões e 600 mil pedidos de benefícios diversos aguardavam resposta.
O Brasil tem, hoje, 1.570 agências do INSS. Cerca de 70% delas foram fechadas ou têm apenas um atendente.