Lula convida Finlândia e Países Baixos para aliança global contra a fome
Mobilização é capitaneada pelo Brasil na presidência do G20
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, nesta quinta-feira (22), com os presidentes da Finlândia, Alexander Stubb, e da Holanda, Dick Schoof. Durante o contato por telefone, Lula parabenizou os presidentes por terem vencido as eleições em seus respectivos países e convidou ambos para participarem da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, capitaneada pelo Brasil na presidência do G20.
+ Lula diz que ainda não reconhece vitória de Maduro e sugere nova eleição na Venezuela
Na conversa com o presidente finlandês, Lula também tratou de uma conversa aprofundada sobre as guerras Rússia contra a Ucrânia e de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza. Lula ainda falou sobre outra pauta prioritária do Brasil no G20 que trata da reforma das instituições de governança global.
Ambos expressaram visões semelhantes quanto à importância de contar com mais representantes da América Latina, da África e da Ásia no Conselho de Segurança da ONU. Stubb ainda recordou que era ministro das Relações Exteriores quando Lula visitou a Finlândia em setembro de 2007, a primeira visita de um presidente brasileiro ao país.
Já no telefonema com Dick Schoof, foi tratado principalmente assuntos relacionados às relações comerciais e parcerias entre Brasil e os Países Baixos. Ambos ressaltaram a importância dos negócios entre os dois países. Os holandeses são o maior mercado para as exportações brasileiras na Europa e o quarto maior no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Argentina.
Lula aproveitou para convidar o primeiro-ministro dos Países Baixos para aderir à Aliança Global de Combate à Fome e à Pobreza, que será lançada pelo Brasil em novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
Lula e Dick Schoof também conversaram sobre a situação na Venezuela, já que os Países Baixos, assim como o Brasil, foram testemunhas da assinatura dos Acordos de Barbados (foram assinados para Acordos para Promoção dos Direitos Políticos e Garantias Eleitorais e para Garantia dos Interesses Vitais da Nação).
Lula fez questão de enviar saudações ao ex-primeiro-ministro, Mark Rutte, que foi recebido pelo líder brasileiro em Brasília em maio de 2023. Em resposta, Lula ouviu de Dick Schoof que o ex-primeiro-ministro lhe passou excelentes impressões da viagem que fez ao Brasil.