Lula liga para Putin e pede que russo compareça à reunião com Ucrânia
Encontro está marcado para esta quinta (15); Rússia e Ucrânia estão em guerra desde 2022

SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou na tarde desta quarta-feira (14) por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para pedir que ele compareça ao encontro com líderes ucranianos para tratar da negociação de paz entre Rússia e Ucrânia.
A conversa ocorreu durante uma escala de Lula no retorno ao Brasil. O brasileiro esteve em visitas oficiais na Rússia e na China.
De acordo com o governo, Lula estimulou o russo a comparecer à reunião marcada para ocorrer em Istambul nesta quinta-feira (15) e se colocou à disposição para colaborar no que for necessário na busca de entendimento entre os dois países, que estão em guerra desde 2022.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que este pode ser o primeiro entre os dois líderes desde o início do conflito.
+ Acordo de R$ 27 bilhões entre Brasil-China é “bem-vindo, mas exige cautela”, avalia economista
Além disso, o chefe do Executivo brasileiro também relatou a conversa que teve com o presidente chinês, Xi Jinping. O encontro bilateral resultou em uma declaração conjunta Brasil-China, reiterando a disposição do Grupo de Amigos da Paz e de países do Sul Global em cooperar para o fim do conflito.