Jovem brasileira na Irlanda admite que fingiu estar com câncer para conseguir doações
Brasileiros que doaram dinheiro ficaram revoltados após descobrirem que Laís Basílio, na verdade, nunca esteve doente
Após ser alvo de investigação e desconfiança, principalmente por parte de brasileiros que residem na Irlanda, a jovem brasileira Laís Basílio, de 23 anos, que fez uma campanha de arrecadação para financiar seu tratamento de câncer na medula veio a público para admitir que, na verdade, ela nunca esteve doente.
+ Kate Middleton faz primeira aparição pública após diagnóstico de câncer
As suspeitas começaram após a advogada Gabriela Cruz, brasileira que mora na Irlanda há 9 anos, revelar que a história de Laís possuía algumas inconsistências, durante sua participação do podcast Talkeando. Na ocasião, ela não revelou seu nome.
+ Exame mal realizado compromete diagnóstico de câncer de colo do útero
Cruz, que também ajudou no engajamento da campanha para arrecadar ajuda financeira para o tratamento de Laís, conta que começou a suspeitar da história da brasileira, após flagrá-la em um pub irlandês tomando chope enquanto supostamente tratava o câncer. Além disso, ao longo de sua campanha de arrecadação, descobriu-se que todas fotos que Laís postava do hospital não eram dela e, sim, tiradas da internet.
O que aconteceu?
A partir de dezembro de 2023, a campanha começou a circular na internet. Laís dizia precisar de um transplante urgentemente, devido ao seu diagnóstico. Ela ainda fez uma publicação meses depois dizendo que o transplante havia sido feito.
Depois disso, ela conseguiu arrecadar 5.890 euros (R$ 35.267,71, na cotação atual) apenas por meio das vaquinhas online, além de doações feitas via Pix em seu nome.
Ela também disse que, após receber diagnóstico, perdeu o emprego e não tinha como se sustentar no país europeu. Após as suspeitas virem à tona, a jovem reconheceu que toda história foi inventada e que "ela fez tudo sozinha"
"Nenhum familiar meu, que esteve ao meu lado diariamente todo esse tempo, está envolvido nisso", disse Laís
A jovem completa no vídeo divulgado em seu perfil no Instagram, que está fora do ar, que vai procurar ajuda psicológica, "mas antes precisa arcar com as consequências de seus atos".
A publicação, que não está mais disponível, recebeu diversos comentários com críticas:
"O que você fez foi muito cruel, muito sério! Foi um desrespeito, uma afronta a todos nós que estamos na luta contra o câncer! Você não tem noção do quanto as suas ações atingiram o nosso emocional! Deus queira que você nunca tenha um câncer... Você precisa de tratamento psiquiátrico e psicológico... Você foi longe demais", disse
Além disso, Laís foi criticada por diversas pessoas nas redes sociais.
Quem fez doações pela vaquinha online pode ser reembolsado
Neste domingo (11), após a repercussão do caso, Gabriela compartilhou um story com Laís caminhando, supostamente, no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ela alertou que a vaquinha ainda está em aberto no site Go Found Me e quem fez a doação por lá pode ser ressarcido pela plataforma.