Javier Milei abraça Papa Francisco no Vaticano após atacá-lo na campanha eleitoral
Presidente argentino já acusou o líder religioso de representar o "maligno" na Terra; Reunião ocorreu durante canonização da primeira santa argentina
Juliana Picanço
O Papa Francisco e o presidente da Argentina, Javier Milei, se reuniram publicamente pela primeira vez na manhã deste domingo (11), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O presidente da Argentina viajou para participar da cerimônia de canonização da primeira santa argentina, María Antonia de Paz y Figueroa, conhecida como Mama Antula (1730-1799).
O gesto ensaia uma possível reconciliação entre os líderes — depois que Milei o insultou em várias ocasiões durante a campanha. Apesar de terem ideologias opostas, nas últimas semanas, os dois líderes protagonizaram uma reaproximação, incluindo um telefonema do pontífice ao novo presidente após a sua vitória eleitoral.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Bastante sorridente, o líder argentino cumprimentou o Pontífice e trocou algumas palavras com Francisco. Milei chegou até a dar um forte abraço no religioso depois da missa. O encontro de hoje foi bem breve, mas Milei terá a oportunidade de conversar por mais tempo com o líder da Igreja Católica na próxima segunda-feira (12), quando participará de uma audiência no Palácio Apostólico Vaticano.
O chefe de Estado argentino viu o religioso pela primeira vez depois de já tê-lo acusado de representar o "maligno" na Terra. Além do Papa, Milei aproveitará a passagem pela Itália para também se reunir com a primeira-ministra da nação, Giorgia Meloni. O encontro entre os dois líderes também está marcado para amanhã.