Japão entra em alerta para possibilidade de megaterremoto após tremor de 7,6 no norte do país
Agência Meteorológica emite primeiro aviso do tipo desde 2022; autoridades orientam preparação, mas ainda não recomendam saída


SBT News
A Agência Meteorológica do Japão emitiu nesta terça-feira (9) um alerta para a possibilidade de a região norte do país registrar um tremor de grande magnitude na próxima semana. Segundo a emissora estatal NHK, o aviso se refere a um possível megaterremoto ao longo da Fossa do Japão e da Fossa de Chishima, na costa de Hokkaido.
O alerta, que abrange áreas de Hokkaido até a província de Chiba, é o primeiro do tipo emitido desde a criação da categoria de megaterremoto em 2022. Esse tipo de tremor é classificado quando atinge magnitude igual ou superior a 8.
As autoridades informaram que, por enquanto, não há recomendação para deixar o local. A população foi orientada a revisar rotas de fuga, verificar a segurança dos móveis em casa e preparar kits de emergência com água, alimentos e itens de higiene.
Segundo a NHK, o diretor de gestão de desastres do gabinete do governo japonês, Morikubo Tsukasa, afirmou que os dados apontam para a possibilidade de um tremor mais intenso, embora não haja confirmação.
Na noite de segunda-feira (8), um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o norte do país por volta das 23h15, no horário local. O epicentro ficou a cerca de 80 quilômetros da costa de Aomori, a 44 quilômetros de profundidade.
Ao todo, 33 pessoas ficaram feridas no terremoto, sendo que uma está em estado grave. Outros 90 mil moradores foram forçados a deixarem suas casas como medida preventiva e aguardam orientações do governo. Além dos danos estruturais, o abalo deixou cerca de 800 casas sem energia elétrica. Linhas de trens-bala foram suspensas temporariamente, com previsão de retomarem as atividades ainda nesta manhã.









