"Já é tempo" de parar com ciclo de retaliação no Oriente Médio, diz secretário-geral da ONU
Guterres pediu à comunidade internacional que trabalhe em conjunto para evitar "consequências devastadoras" à região
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres afirmou, nesta sexta-feira (19), que "já é tempo" de parar o que chamou de "perigoso ciclo" de retaliação no Oriente Médio.
Guterres condenou qualquer ato de retaliação e pediu à comunidade internacional que trabalhe em conjunto para evitar medidas que possam levar "consequências devastadoras" ao Oriente.
"Já é tempo de parar o perigoso ciclo de retaliação no Médio Oriente. Condeno qualquer ato de retaliação e apelo à comunidade internacional para que trabalhe em conjunto para evitar qualquer desenvolvimento adicional que possa levar a consequências devastadoras para toda a região e para além dela", disse Guterres na publicação.
Autoridades iranianas dispararam defesas aéreas em várias províncias após o país ser atacado por Israel na madrugada desta sexta-feira (19). O bombardeio foi lançado nos arredores de uma importante base aérea na cidade de Isfahan, responsável por abrigar a frota do caça supersônico F-14 Tomcats de fabricação norte-americana.