Imigração ilegal será um dos principais temas da eleição no Reino Unido
Promessa de Sunak é deportar quem chega ou permanece no país ilegalmente; Keir Starmer diz que o programa é uma farsa
No Reino Unido, a corrida eleitoral já começou, e a imigração ilegal será um dos principais temas de campanha.
O atual premiê britânico, Rishi Sunak, herdou as polêmicas de Boris Johnson e Liz Truss, e ainda teve que lidar com o constante fluxo de imigrantes pelo Canal da Mancha.
A promessa de Sunak agora é deportar quem chega ou permanece no país ilegalmente, mas o projeto dele de mandar essas pessoas pra Ruanda, na África, com quem o Reino Unido fez um convênio, não vai decolar antes das eleições.
O favorito Keir Starmer diz que o programa é uma farsa e que poderá ser barrado em breve pela Justiça. É um dos motivos, segundo o trabalhista, da convocação das eleições agora, antes de mais uma má notícia pro governo, cujo legado ele chama de caótico.
Mas há águas em que os dois evitam navegar porque levam até um debate que é muito sensível neste país: a saída da União Europeia. Hoje, menos de 40% dos britânicos acham que foi uma boa. Há muitos arrependidos, mas o chamado Brexit é um assunto que ainda divide tanto que os dois partidos não conseguiram fechar uma posição a respeito.
Sem debate sobre União Europeia e também sem muita realeza até 4 de julho. A família real anunciou que vai cancelar a maior parte dos compromissos públicos pra não desviar ou tirar a atenção da campanha eleitoral.