Hamas entrega mais dois corpos de reféns a Israel e impasse sobre Rafah continua
Com corpos ainda em processo de identificação, Israel condiciona reabertura da fronteira à cooperação do grupo
SBT News
com informações da Reuters
O grupo Hamas entregou neste sábado (18) a Israel mais dois corpos de reféns que teriam morrido em cativeiro. Os cadáveres ainda passarão pelo processo de identificação, que será conduzido pelas autoridades israelenses.
+ Manifestantes vão às ruas nos EUA e na Europa contra Donald Trump
Na sexta-feira (17), outro corpo já havia sido entregue e identificado. Caso os dois corpos entregues hoje também sejam de reféns, ainda restarão os restos mortais de 16 pessoas a serem localizados e identificados.
A devolução dos corpos faz parte de um acordo de cessar-fogo mediado por países árabes e pelos Estados Unidos. O Hamas justificou o atraso nas entregas citando as toneladas de escombros em Gaza e a presença de explosivos e militares israelenses em diversas áreas do território.
Enquanto isso, cresce a pressão sobre o Hamas com a decisão de Israel de manter fechada a passagem de Rafah, na fronteira de Gaza com o Egito. A previsão inicial era de que a principal entrada para ajuda humanitária reabrisse neste domingo (19), mas o governo de Tel Aviv afirma que a liberação vai depender da conduta do Hamas na entrega dos corpos. Já a embaixada palestina no Egito afirma que a passagem será reaberta apenas na segunda-feira (20). O impasse agrava ainda mais a crise humanitária na região.
Também neste sábado, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que a guerra só terá fim após o cumprimento da segunda etapa do plano apresentado por Donald Trump, que prevê o desarmamento total do Hamas. Netanyahu, que já soma 18 anos no poder, também anunciou que pretende concorrer novamente ao cargo nas próximas eleições, após o término do conflito.