Greve geral e protestos mobilizam Minesotta contra ações de imigração
Manifestantes denunciam abusos do ICE, citam memorando que autoriza entrada sem mandado e caso de criança detida com o pai gera indignação.

SBT Brasil
Moradores e lideranças sindicais do estado americano de Minnesota convocaram uma greve geral em protesto contra ações recentes da polícia de imigração dos Estados Unidos (ICE) durante o governo Donald Trump.
Mesmo com neve e temperaturas negativas, manifestantes ocuparam as ruas e dezenas de empresas fecharam as portas em apoio aos imigrantes.
Os organizadores acusam os agentes de imigração de adotar táticas abusivas durante abordagens e detenções. "As táticas que eles usam são brutais. Os agentes não seguem as leis e não têm ordens de prisão emitidas pela Justiça”, afirmou uma manifestante durante o ato.
Um memorando interno, enviado em 12 de maio do ano passado e obtido pela Associated Press, indica que agentes de imigração foram autorizados a entrar à força em residências sem mandado judicial, consentimento dos moradores ou justificativa de emergência.
A diretriz contraria a Quarta Emenda da Constituição dos EUA, que protege cidadãos contra buscas e apreensões arbitrárias.
Em resposta, o Departamento de Segurança Interna (DHS) afirmou que todas as pessoas notificadas com mandado administrativo já passaram pelo devido processo legal e receberam ordem final de deportação.
Caso de criança detida intensifica protestos
Uma abordagem recente ampliou a indignação em todo o país. Um menino de cinco anos foi levado por agentes do ICE, em Minneapolis, junto ao pai. A família acusa os agentes de terem usado a criança como “isca” para prender outros parentes, o que a instituição nega.
Segundo o advogado da família, o menino e o pai foram levados para um centro de detenção no Texas, a cerca de 1.500 quilômetros de onde viviam, após o garoto retornar da escola.
Autoridades reagem às críticas
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, esteve em Minneapolis e defendeu a atuação dos agentes. “Quando foram prender o pai, em situação ilegal, ele correu. O que os agentes deveriam fazer? Deixar uma criança de cinco anos congelar no frio?”, disse.
Já o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, criticou a ação. “Paz não é jogar spray de pimenta em manifestantes pacíficos. Não é prender uma criança de cinco anos”, afirmou.
Prisões e deportações continuam
Um dos chefes do ICE declarou que as prisões vão continuar. Segundo ele, há 1.300 pessoas detidas em Minneapolis por falta de visto válido e um pedido para que todas sejam transferidas para centros federais de detenção.
O governo americano informou que 170 mil pessoas foram deportadas no último ano e que 2 milhões deixaram o país voluntariamente. De acordo com o DHS, 73 mil estrangeiros estão presos e aguardam deportação.









