Publicidade
Mundo

Governo se diz surpreso com tom ofensivo da Venezuela após postagem da polícia de Maduro sobre Brasil

Itamaraty emitiu nota afirmando que parcerias devem ser baseadas no diálogo e no respeito

Imagem da noticia Governo se diz surpreso com tom ofensivo da Venezuela após postagem da polícia de Maduro sobre Brasil
Palácio do Itamaraty | Foto: Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O governo brasileiro se disse surpreso com o tom ofensivo adotado pelas autoridades venezuelanas em relação ao Brasil e aos seus símbolos.

O Ministério das Relações Exteriores se manifestou por meio de uma nota publicada na internet, nesta sexta-feira (1º), após uma postagem na página do Instagram da polícia da Venezuela que tinha uma foto da bandeira do Brasil e, aparentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

+ Venezuela convoca embaixador no Brasil e chama falas de Celso Amorim de "grosseiras"

O texto ainda vinha com a frase: “Quem se mete com a Venezuela se dá mal”.

Segundo o governo Lula, os ataques não correspondem à forma respeitosa com que trata a Venezuela e o seu povo e diz ainda que o Brasil respeita plenamente a soberania de cada país, em especial a de seus vizinhos, mas que, por ser testemunha dos Acordos de Barbados, precisa acompanhar o processo eleitoral do país vizinho.

O texto também afirmou que parcerias devem ser baseadas no diálogo franco, no respeito às diferenças e no entendimento mútuo.

+ Polícia de Maduro divulga foto com bandeira do Brasil e silhueta de Lula: “Quem se mete com a Venezuela se dá mal”

Relembre

Nesta quinta (31), a Polícia Nacional da Venezuela, controlada por Nicolás Maduro, publicou a montagem com a foto da bandeira do Brasil ao fundo e a silhueta de Lula.

A imagem foi postada no Instagram. "Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos chantagens de ninguém, nem somos colônias de ninguém. Estamos destinados a vencer", em tradução livre.

Ainda nesta semana, o governo venezuelano convocou o seu embaixador no Brasil para retornar ao país, um gesto de repúdio na diplomacia.

A crise entre Brasil e Venezuela começou a escalar após as eleições presidenciais que declarou Maduro como vencedor, apesar dos questionamentos internacionais sobre a falta de transparência na disputa.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade