Gena Rowlands, de Diário de uma Paixão, morre aos 94 anos; atriz venceu Oscar e Globo de Ouro
Ela é considerada uma das maiores atrizes de Hollywood e uma luz no cinema independente
A atriz Gena Rowlands, de "Diário de Uma Paixão", morreu aos 94 anos, na quarta-feira (14), na Califórnia, Estados Unidos. As informações foram divulgadas pelo site americano TMZ e confirmadas por representantes dos filhos.
Ela é aclamada como uma das maiores atrizes e uma luz no cinema independente, sendo a estrela em filmes inovadores. Por muitos anos, Gena dividiu os bastidores da arte cinematográfica com o marido e diretor, John Cassavetes.
+Dia dos Solteiros: por que a tendência é que eles aumentem ainda mais no futuro?
Entre os sucessos estão: Faces (1968), Uma mulher sob Influência (1974), Noite de Estreia (1977), Glória (1980), A Chave Mestra (2005), Diário de uma Paixão, entre outros.
Em Diário de uma Paixão, um dos mais conhecidos dela no Brasil, dirigido pelo filho Nick Cassavetes, ela foi a versão mais velha de Allie, uma mulher que vivia um romance com Noah Calhoun (Ryan Gosling), que era impedido pelos pais.
Carreira de sucesso
Gena Rowlands recebeu duas indicações ao Oscar por dois filmes: Uma Mulher Sob Influência, na qual interpretou uma esposa e mãe em desequilíbrio emocional que enfrenta a depressão, e Gloria, em que fez uma mulher que ajuda um menino a escapar da Máfia.
Além disso, a atriz ganhou três Emmy Awards, um Daytime Emmy e dois Globos de Ouro. Ela também ganhou um Oscar honorário, no ano de 2015, em reconhecimento a carreira de sucesso e o legado que construiu em Hollywood.
“Você sabe o que é maravilhoso em ser atriz? Você não vive apenas uma vida”. Você vice muitas", afirmou Gena, quando foi premiada em 2015.
Além de Nick, ela também teve duas filhas, Alexandra e Zoe, que seguiram a mesma carreira que a mãe.