Gabinete de Segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo em Gaza
Aprovação foi obtida por maioria simples entre os 11 membros do gabinete; votação definitiva será nesta setxa (17)
SBT News
O gabinete de segurança israelense aprovou, nesta sexta-feira (17), o acordo de cessar-fogo e liberação de reféns em Gaza, conforme anunciado no Catar na quarta-feira (15). A aprovação foi obtida por uma votação de maioria simples entre os 11 membros do gabinete. O governo israelense agora aguarda a aprovação do acordo pelo gabinete completo, com uma reunião marcada para ocorrer ainda nesta sexta.
Caso o gabinete completo aprove o acordo, o cessar-fogo poderá entrar em vigor no domingo, com a liberação dos primeiros reféns. O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu destacou que este passo é crucial para interromper 15 meses de guerra. A aprovação final depende, portanto, da reunião do gabinete de 33 membros, que decidirá se o acordo será ratificado.
Representantes do Hamas, por sua vez, informaram que os obstáculos finais para a concretização do cessar-fogo e a libertação dos reféns foram resolvidos nesta sexta-feira. Com isso, as partes envolvidas parecem mais próximas de alcançar um acordo definitivo.
+ Após impasse, Israel aceita termos de acordo de cessar-fogo com Hamas
Anteriormente, o gabinete de segurança israelense havia mencionado a existência de problemas de última hora que dificultavam a finalização do acordo. No entanto, uma declaração emitida antes do amanhecer de sexta-feira indicou que essas questões estavam sendo superadas, abrindo caminho para a aprovação do acordo.
O acordo de cessar-fogo e a troca de reféns representam um marco importante nas negociações, após um longo período de conflitos. A expectativa é de que, com a aprovação final, o processo de libertação dos reféns tenha início já no próximo domingo.
“O Estado de Israel está empenhado em alcançar todos os objetivos da guerra, incluindo o retorno de nossos reféns, vivos e falecidos”, disse o gabinete, em comunicado. “O primeiro-ministro instruiu o Coordenador para os Reféns e Desaparecidos a coordenar os preparativos para receber os reféns após seu retorno a Israel”, acrescentou.
+ Lula se manifesta sobre cessar-fogo em Gaza e diz que anúncio "traz esperança"
Como será o acordo?
Segundo os Estados Unidos, que mediou o acordo ao lado do Egito e Catar, o cessar-fogo será composto por três fases. A primeira terá seis semanas e incluirá uma trégua completa e liberação de reféns mulheres, idosos e feridos do Hamas. Em troca, Israel irá soltar centenas de palestinos presos e os habitantes poderão retornar para suas casas.
A votação ocorreu depois que o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse anteriormente que havia problemas de última hora na finalização de um cessar-fogo que interromperia 15 meses de guerra. No entanto, uma declaração antes do amanhecer na sexta-feira pareceu abrir caminho para a aprovação israelense do acordo.
*Com informações de The Associated Press