Publicidade
Mundo

Fundador do Silk Road está entre centenas de condenados que receberam perdão de Trump nos EUA

Ross Ulbricht é criador da plataforma da dark web usada para comercializar drogas, armas e até órgãos humanos

Imagem da noticia Fundador do Silk Road está entre centenas de condenados que receberam perdão de Trump nos EUA
Fundador da plataforma Silk Road, libertado por Trump | Reprodução
Publicidade

Desde o início da semana, ao reassumir o cargo na Casa Branca, Donald Trump concedeu perdão presidencial a centenas de condenados, revertendo sentenças judiciais de destaque. Entre os casos, o perdão ao fundador do site "Silk Road" chamou atenção.

+ Juiz federal dos EUA bloqueia decreto de Trump que derruba cidadania por nascimento

Ross Ulbricht, nascido no Texas e atualmente com 40 anos, criou em 2011 o Silk Road, uma plataforma da dark web usada para comercializar drogas, armas e até órgãos humanos. A operação foi desativada pelo FBI em 2013, após uma extensa investigação que revelou atividades ilícitas facilitadas por criptomoedas e navegadores específicos para a rede oculta.

Preso em 2015, Ulbricht foi condenado a duas penas: prisão perpétua e 40 anos de detenção pelos crimes de lavagem de dinheiro, invasão de computadores e tráfico de entorpecentes.

Logo após reassumir o cargo, Trump comunicou à mãe de Ulbricht, direto do Salão Oval, que, em homenagem ao apoio do movimento libertário durante sua campanha, havia concedido um perdão pleno e incondicional. Esse ato é um direito presidencial que não pode ser questionado.

+ Bispa de Washington diz que não vai pedir desculpas a Trump

Em sua campanha presidencial, Trump discursou na convenção do Partido Libertário, destacando seu compromisso com a nomeação de libertários para cargos de governo e prometendo atuar em prol de causas defendidas pelo movimento, incluindo a libertação de Ulbricht.

O caso gerou reações de especialistas. Luiz Augusto D'Urso, advogado especializado em crimes cibernéticos, classificou a decisão como grave, destacando os esforços do FBI na condenação de Ulbricht. Ele alertou que a impunidade associada a sites como o Silk Road pode gerar descontrole global, ao se aproveitar de áreas da internet sem registros de IP e movimentar milhões em crimes.

Publicidade

Assuntos relacionados

Mundo
Política
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade