França é escolhida para sediar Jogos Olímpicos de Inverno em 2030
Comitê Olímpico Internacional (COI) também definiu Salt Lake City, nos EUA, como a anfitriã de 2034
Emanuelle Menezes
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta quarta-feira (24), as sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 e 2034. A França foi confirmada, de forma condicional, como a anfitriã da competição que acontece daqui a 6 anos. A Olimpíada seguinte será realizada em Salt Lake City, nos Estados Unidos.
A candidatura dos Alpes Franceses está sujeita ainda a entrega de garantias financeiras pelo governo francês. O atraso aconteceu em meio ao cenário político da França, que teve o parlamento dissolvido pelo presidente, Emmanuel Macron, e eleições antecipadas. As garantias devem ser assinadas pelo primeiro-ministro até 1º de outubro e ratificadas pelo parlamento até 1º de março de 2025.
Os Alpes Franceses são a maior área interconectada de esqui do mundo. Os franceses já definiram quatro polos para competições, desde o Lago Genebra até aos Alpes do Norte, passando pelo Mar Mediterrâneo, no sul. Os esportes de inverno serão realizados nas cidades de Haute Savoie, Savoie, Briançon e Nice.
Salt Lake City será anfitriã em 2034
Na mesma sessão em que a França foi confirmada como sede dos jogos em 2030, o COI definiu Salt Lake City, capital do estado de Utah, nos Estados Unidos, como a anfitriã de 2034.
Essa será a segunda vez que a cidade sediará os Jogos Olímpicos de Inverno. A primeira foi em 2002.
A próxima edição da competição acontece em 2026 e será sediada em Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália.