EUA: Trump descarta nova candidatura se perder eleições deste ano
Ex-presidente disse não ter planos de concorrer em 2028; disputa com Kamala Harris permanece acirrada
Camila Stucaluc
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse que não vê chances de se candidatar novamente à Presidência caso seja derrotado pela vice-presidente Kamala Harris nas eleições deste ano. A declaração do republicano, hoje com 78 anos, foi feita à apresentadora Sharyl Attkinson, no programa Full Measure.
"Não, eu acho que não. Eu não vejo isso de jeito nenhum", disse Trump sobre lançar outra candidatura em 2028 para tentar voltar à Casa Branca.
Trump terá 82 anos em 2028, um ano a mais do que o presidente Joe Biden tem agora. O líder, duramente criticado por sua idade, desistiu da corrida eleitoral em julho, depois de ser pressionado por aliados devido ao mau desempenho no debate com Trump. Ele deu espaço à Kamala Harris, que aparece empatada com Trump nas pesquisas eleitorais.
No último sábado (21), Kamala aceitou o convite para um novo debate com Trump em 23 de outubro, na CNN. O republicano, contudo, rejeitou a proposta, dizendo que é “tarde demais” para debater novamente com a adversária. Eles se enfrentaram uma única vez, em 10 de setembro, quando abordaram temas como economia, imigração e aborto.
Votação antecipada
As eleições começam em cerca de seis semanas, em 5 de novembro. Mas, em alguns estados onde a logística ou a distância podem dificultar a participação no pleito, os eleitores já começaram a votar de forma antecipada. É o caso de Virgínia, Minnesota e Dakota do Sul. Nesta semana, outros três estados também devem abrir as urnas.