Publicidade
Mundo

EUA têm cerca de 700 mil pessoas em situação de rua, indica pesquisa

Levantamento, realizado em apenas uma noite, revelou um aumento de 12% desta população, desde o ano passado

Imagem da noticia EUA têm cerca de 700 mil pessoas em situação de rua, indica pesquisa
Publicidade

Uma pesquisa identificou que ao menos 653 mil pessoas estão em situação de rua, nos Estados Unidos. O número indica um crescimento de 12% desta população, só no último ano.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Humano, porém, o levantamento, que é realizado pelas ruas das cidades norte-americanas, em apenas uma noite, pode não dar conta de retratar o verdadeiro tamanho desta população, e o número pode ser ainda maior.

Além da crise econômica provocada pela pandemia, do aumento no valor dos aluguéis e do fim dos subsídios para a população de baixa renda, o elevado número de imigrantes ilegais aumenta o problema. Em Nova York, por exemplo, muitos foram viver nas ruas depois que os contratos da prefeitura com os hotéis, para abrigas as famílias, terminou.

É o caso de Lucy. À reportagem do SBT, ela contou que é de Nova York, mas que chegou à capital Washington em março. Ela relatou ter trabalhado como investigadora particular, quem tem um filho, e que o próximo destino será a Califórnia. Enquanto isso, ela vive em uma barraca, em condições precárias.

A pesquisa constatou ainda que o aumentou na população em situações como a de Lucy atingiu vários perfis: famílias com crianças, homens solteiros e militares aposentados. A realidade que se nota nas ruas é um dos principais desafios dos candidatos à presidência dos EUA no ano que vem.

Eleito com a promessa de priorizar questões sociais, Joe Biden viu sua popularidade cair nas pesquisas recentes. A oposição, do Partido Republicano, argumenta ainda que a crise também é na segurança. O país ainda convive com o aumento da violência contra a população em situação de rua.

Em Las Vegas, cinco pessoas que viviam em tendas foram baleadas. "Uma das vítimas, de 54 anos, morreu. Os outros quatro feridos estão na faixa dos 30 anos", esclareceu um policial.

Já em Los Angeles, a polícia prendeu um suposto "assassino em série" que dirigia pelas ruas da cidade, atirando contra qualquer pessoa em situação de rua que encontrasse no caminho. Ao menos três foram mortas. O homem de 33 anos aguarda o julgamento e pode ser condenado à prisão perpétua.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade