EUA apontam para possível ataque do Irã em Israel nas próximas 48h, diz jornal
Inteligência norte-americana prevê bombardeio com mísseis e drones em prédios militares e governamentais
O Irã deve lançar um ataque contra Israel nas próximas 48h. É o que aponta um relatório de inteligência dos Estados Unidos, citado pelo jornal The Wall Street Journal, que espera um bombardeio com mísseis e drones no sul ou norte do país entre esta sexta-feira (12) e sábado (13). Entre os alvos estão instalações militares e governamentais.
O alerta acontece em meio ao aumento da tensão entre os países. No início de abril, um ataque aéreo atribuído a Israel atingiu a embaixada iraniana em Damasco, capital da Síria, deixando sete mortos, incluindo dois generais. O bombardeio ocorreu em meio ao apoio do país a grupos extremistas, como o Hamas – com quem Israel está em guerra.
Pouco tempo após o ocorrido, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, disse que Israel seria punido por atacar o complexo da embaixada na Síria. A declaração chegou ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que afirmou que o país está preparado para se defender e contra-atacar caso o Irã promova um retaliação pelo ataque.
Em meio à tensão, a embaixada dos Estados Unidos em Israel emitiu um comunicado recomendando que os norte-americanos não viajem para Tel Aviv. No mesmo âmbito, o secretário de imprensa do Pentágono, major-general Pat Ryder, reiterou o apoio de Washington à Israel, garantindo o suporte para defender os ataques iranianos.
+ Judeus ultraortodoxos protestam contra alistamento obrigatório no exército israelense
“O secretário de Defesa, Lloyd J. Austin III, conversou hoje com o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, para reiterar o apoio dos EUA à defesa de Israel diante das crescentes ameaças do Irã e de seus representantes regionais. O secretário Austin garantiu que Israel poderia contar com o apoio total dos EUA para defender Israel contra os ataques iranianos, que Teerã ameaçou publicamente”, disse Pat Ryder.