'Este é nosso hemisfério', afirma governo dos EUA nas redes sociais
Departamento de Estado acrescentou que o presidente Donald Trump 'não permitirá' que a segurança do país seja 'ameaçada'

Sofia Pilagallo
O Departamento de Estado dos Estados Unidos publicou nas redes sociais a frase "este é nosso hemisfério". A legenda da publicação afirma ainda que "o presidente Trump não permitirá que nossa segurança seja ameaçada".
A publicação, feita nesta segunda-feira (5), no X (antigo Twitter), traz uma imagem do presidente Donald Trump em preto e branco e a frase "este é o nosso hemisfério", com a palavra "nosso" destacada em vermelho. A conta do Departamento de Estado em espanhol fez post idêntico.
A frase faz referência a uma declaração do secretário de Estado, Marco Rubio, que participou de uma série de entrevistas a veículos de comunicação americanos nesta segunda-feira. A Casa Branca compilou alguma de suas principais falas e as publicou em um artigo.
“Este é o Hemisfério Ocidental. É aqui que vivemos — e não vamos permitir que o Hemisfério Ocidental seja uma base de operações para adversários, concorrentes e rivais dos Estados Unidos", afirmou Rubio durante o programa "Meet the Press", da emissora NBC News.
No sábado, os EUA capturaram o ditador Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores. Eles foram levados ao Centro de Detenção Metropolitano (MDC, na sigla em inglês) do Brooklyn, em Nova York, conhecido como "hell on hearth" (inferno na terra).
Maduro responderá por quatro crimes: conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e artefatos destrutivos e conspiração para posse desses armamentos. Em audiência nesta segunda-feira, ele declarou-se inocente.
Com a deposição de Maduro, a vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu o cargo de presidente interina da Venezuela. A decisão foi tomada pelo Tribunal Supremo de Justiça do país logo após Maduro ser retirado do poder pelos EUA.
No sábado, Trump afirmou que os EUA administrariam a Venezuela até que uma transição de governo fosse concluída adequadamente. Ele não mencionou por quanto tempo se daria esse processo, apenas mencionou a necessidade de uma transição "segura, adequada e sensata".







