Espanha restaura fornecimento de energia após um dia de apagão
Lojas foram reabertas e serviços ferroviários voltaram a operar parcialmente

Camila Stucaluc
A energia elétrica foi 100% restabelecida na Espanha. Segundo a operadora Red Eléctrica, os serviços foram concluídos na madrugada desta terça-feira (29), depois de um dia de apagão.
Com a volta da energia, lojas foram reabertas e os serviços ferroviários voltaram a operar parcialmente. O Metrô de Madrid, por exemplo, disse que todas as linhas estão em funcionamento, exceto a 5, o que significa que 80% dos trens estarão operando durante o horário de pico.
Pelas redes sociais, o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, informou que ainda não há informações conclusivas sobre o que provocou o apagão, mas que nenhuma hipótese foi descartada. Ele disse que se reunirá ainda hoje com o Conselho de Segurança para debater o caso.
“Após uma noite intensa, 99,95% da demanda de energia foi restaurada e 100% das subestações da rede de transmissão foram restauradas. A Red Eléctrica está trabalhando para determinar a causa desta queda de energia. Peço aos cidadãos que, como fizemos em crises passadas, busquem informações por meio dos canais oficiais. É melhor não especular”, disse Sánchez.
+ Rússia anuncia cessar-fogo de três dias na Ucrânia
Além da Espanha, o apagão atingiu partes de Portugal, onde milhares de voos foram cancelados e os hospitais precisaram iniciar um plano de contingência. Nesta manhã, a Redes Energéticas Nacionais (REN) informou que “todas as subestações de energia foram reativadas antes da meia-noite" e que toda a rede de energia elétrica está "perfeitamente estabilizada".