Encontro "icônico": a mulher mais alta e a mais baixa do mundo se conhecem em Londres
O livro dos recordes realizou um chá da tarde com doces entre Rumeysa Gelgi, que mede 2,15 metros, e Jyoti Amge, que tem 62,8 cm
Derick Toda
Separadas por uma diferença de altura de 152,36 cm, a mulher mais alta e a mais baixa do mundo se conheceram em um evento promovido pelo Guinness World Records em Londres.
O livro dos recordes, que chamou o encontro de "icônico", realizou um chá da tarde com doces entre Rumeysa Gelgi, que mede 215,16 cm, e Jyoti Amge, de 62,8 cm.
As duas estavam ansiosas para passar um luxuoso "dia de meninas juntas" e viraram amigas rapidamente compartilhando experiências da vida, moda e autocuidado, de acordo com o livro dos recordes.
"Conhecer Jyoti pela primeira vez foi maravilhoso", disse Rumeysa.
"Estou acostumada a olhar para cima e ver pessoas mais altas do que eu. Mas fiquei muito feliz em olhar para cima hoje e ver a mulher mais alta do mundo", contou Jyoti.
Além do saboroso chá, as duas ganharam certificados especiais que as reconheceram como ícones do Guinness World Records.
Mais alta
Natural da Turquia, onde vive com a família, Rumeysa trabalha como designer e tem 27 anos. Ela foi reconhecida como a adolescente mais alta, quando tinha 17 anos, e foi confirmada pelo livro dos recordes como a mulher mais alta viva em 2021.
A altura dela é devido a uma condição chamada síndrome de Weaver, que causa crescimento ósseo excessivo após a mutação de um gene. Segundo a associação, há cerca de 50 casos como o dela em todo o mundo.
Mais baixa
Natural da Índia, Jyote é atriz e tem 30 anos. A publicação que registra recordes a reconheceu como a adolescente mais baixa em 2009, e a oficializou, em nova medição, como a menor do planeta em 2011.
De acordo com o Guinness, Jyoti é afetada por um distúrbio chamado de acondroplasia, que afeta crescimento ósseo dos braços e pernas.