Enchentes causadas por temporal deixam 95 pessoas mortas na Espanha
Força das águas arrastou carros e transformou ruas de vilarejos em rios; crise climática é considerada um dos piores desastres naturais do país; veja fotos
Ao menos 95 pessoas morreram vítimas de enchentes causadas por um temporal no leste da Espanha. As informações são das agências de notícias EFE, espanhola, e Associated Press (AP), norte-americana.
A tempestade começou na terça-feira (29) e atingiu, principalmente, as cidades de Málaga, Valência, Benetússer e Alfafar. A força das águas arrastou carros e transformou ruas de vilarejos em rios. A crise climática atual é considerada um dos piores desastres naturais do país.
+ Kamala Harris faz discurso de encerramento de campanha na capital americana
O número de mortos pode aumentar devido à quantidade de desaparecidos, que ainda é contabilizada pelas autoridades locais.
Cerca de 60 estradas e meios de locomoção foram afetados e interditados. Durante a chuva, um trem de alta velocidade com quase 300 pessoas a bordo descarrilhou. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Além disso, mais de mil soldados espanhóis da Unidade Militar de Emergência (EME) foram enviados para as áreas devastadas, além do apoio de serviços de resgate. O governo também criou um comitê de crise para coordenar a operação de socorro.
Em discurso para a população, o presidente Pedro Sánchez se solidarizou com atingidos pelas enchentes. "Para aqueles que estão procurando por seus entes queridos, toda a Espanha sente sua dor. Estamos colocando todos os recursos necessários para que possamos nos recuperar dessa tragédia", declarou.