Embraer faz acordo com Suécia para fornecer modelo de avião cargueiro às Forças Armadas do país
Outros cinco países já utilizam o C-390 Millennium, como a Áustria, a Holanda, a Hungria, Portugal e República Tcheca
A Empresa Brasileira de Aeronaves (Embraer) anunciou neste sábado (9) que a Suécia escolheu o modelo C-390 Millennium para transporte militar. Outros cinco países já utilizam a aeronave, como a Áustria, a Holanda, a Hungria, Portugal e República Tcheca.
+BNDES investe R$ 500 milhões para financiar fábrica de carro voador da Embraer
De acordo com a Embraer, o país europeu, que é membro da OTAN, escolheu o cargueiro para modernizar sua frota.
Em nota, a fabricante de aeronaves expressa o orgulho da empresa pela escolha da Suécia, afirmando que essa decisão reforça o reconhecimento internacional da aeronave.
“A Embraer sente-se honrada com a escolha da Suécia. Depois que vários países pertencentes à União Europeia e à OTAN selecionarem o C-390, essa decisão confirma o fato de que a nossa aeronave multimissão representa um tremendo avanço de capacidade operacional em relação às aeronaves de transporte tático da geração anterior”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A aeronave está sendo reconhecida, gradualmente, pelas Forças Aéreas mais avançadas do mundo, como a Força Aérea Sueca. Essa seleção nos incentiva a oferecer aos nossos clientes o transporte tático de que necessitam para realizar suas missões mais desafiadoras com versatilidade, confiabilidade e desempenho inigualáveis”, diz.
Segundo a Embraer, a parceria com a Suécia já existia, mas será ampliada com essa escolha das Forças Armadas Suecas pelo modelo brasileiro. Para a fabricante, essa decisão "representa um novo capítulo nas relações Brasil-Suécia".
+Avião de carga pega fogo durante voo e faz pouso de emergência no aeroporto de Guarulhos
A aeronave multimissão C-390 da Embraer é operado pela Força Aérea Brasileira desde 2019.
"O C-390 também foi adquirido pelo Brasil e pela Coreia do Sul. Desde sua entrada em serviço com a Força Aérea Brasileira, em 2019, e na Força Aérea Portuguesa, em 2023, a frota em operação acumulou mais de 15.000 horas de voo, disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria", afirma.
O valor do contrato com a Suécia e o número de cargueiros previstos no acordo ainda não foram divulgados pela Embraer.