Eleições nos EUA: Joe Biden é favorito nas primárias democratas neste sábado
Ele terá como adversários o deputado Dean Philips de Minnesota e a autora Marianne Williamson
SBTNews
Se tudo caminhar como o esperado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sairá na frente na corrida para a indicação Democrata à eleição presidencial do país ainda este ano. Neste sábado (03) o estado da Carolina do Sul abrirá as primárias do partido na disputa à Casa Branca.
+ Ataques dos Estados Unidos deixam ao menos 16 mortos no Iraque e na Síria
+ Biden critica Trump e diz que republicano está disposto a sacrificar democracia para se eleger
Biden terá como adversários o deputado Dean Philips de Minnesota e a autora Marianne Williamson. Foi no estado que ele conseguiu uma sonora vitória contra os rivais de partido e abriu caminho para representar os democratas contra Donald Trump em 2020. Antes, Biden havia sido derrotado em Iowa, New Hampshire e Nevada.
A representatividade negra na Carolina do Sul é ampla, com 26% do eleitorado, e a importância explicada pelos números. Os negros representam 11% do eleitorado norte-americano e 9 em cada 10 apoiaram o democrata contra Trump, de acordo com a pesquisa AP Vote Cast. Importante lembrar também que Biden foi vice de Barack Obama, o primeiro presidente negro dos EUA e tem Kamala Harris como vice.
Confusão das primárias
O Partido Democrata substituiu Iowa por Carolina do Sul para abrir as primárias partidárias, mas na semana passada New Hampshire realizou uma primária que desafiou o calendário. Por isso, não foi sancionada. Ainda sim, Biden venceu no estado por escrito.
As primárias Republicanas na Carolina do Sul não serão realizadas até 24 de fevereiro.
* Com informações da Associated Press