Mundo

Eleição em Portugal: socialista e ultraconservador devem disputar 2º turno

Esta é a primeira vez que uma eleição presidencial no país irá a segundo turno desde que se libertou da ditadura fascista, há cinco décadas

,
• Atualizado em

O socialista moderado António José Seguro e o líder da extrema-direita em Portugal, André Ventura, devem disputar o segundo turno da eleição presidencial no país, segundo as sondagens de boca de urna e os primeiros resultados parciais. A votação do segundo turno está provisoriamente agendada para 8 de fevereiro.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Nas cinco décadas desde que Portugal se liberou da ditadura fascista, uma eleição presidencial só precisou de um segundo turno uma vez antes, em 1986. O cenário evidencia a fragmentação do panorama político com a ascensão da extrema-direita e o desencanto dos eleitores com os partidos tradicionais.

Com quase 80% dos votos apurados, os resultados parciais colocam Seguro com pouco mais de 30%, enquanto as pesquisas de boca de urna o situam entre 30% e 35%. Ventura, por sua vez, obteve 25,6%, acima do limite superior da sua previsão nas pesquisas de boca de urna, que variava entre 19,9% e 24,1%.

João Cotrim de Figueiredo, do partido de direita e pró-mercado Iniciativa Liberal, provavelmente ficou em terceiro lugar entre um total de 11 candidatos. Pesquisas de boca de urna realizadas pelos canais de televisão RTP, SIC e TVI/CNN o colocam com 16,3% a 21% das intenções de voto.

Assuntos relacionados

Portugal
Eleições

Últimas Notícias