Eclipse solar total em abril: saiba quando e onde acompanhar o fenômeno
Espetáculo cósmico será visível apenas de partes do México, Canadá e Estados Unidos
O mundo está próximo de testemunhar mais um eclipse solar total – quando a Lua cobre completamente o Sol. Segundo a Nasa, o fenômeno acontecerá na segunda-feira (8), às 16h (horário de Brasília). Apesar do entusiasmo, o espetáculo cósmico não será visível do Brasil, apenas em partes do México, Canadá e Estados Unidos.
+ Astrônomos detectam objeto mais luminoso já observado no espaço
Para os amantes de astronomia, o eclipse poderá ser acompanhado pelo site da Nasa, que contará com transmissão ao vivo em várias partes dos Estados Unidos. A agência espacial também irá fornecer imagens do fenômeno por diferentes telescópios.
O que é um eclipse solar?
Os eclipses acontecem quando um objeto no espaço, como um planeta ou Lua, passa pela sombra de outro corpo celeste no espaço. Na Terra, podemos ver os lunares e solares.
No caso do solar, o eclipse acontece quando a Lua está posicionada entre o Sol e a Terra. Caso esteja em um lugar em que o fenômeno é total, é possível ver a Lua bloqueando quase todos os raios de Sol, fazendo com que o dia se transforme em noite por alguns minutos. Geralmente, segundo a Nasa, o fenômeno acontece a cada 18 meses.
Ao todo, existem três tipos de eclipse solar:
- Eclipse solar total: visível apenas em uma pequena área da Terra. Acontece quando o Sol, a Lua e a Terra estão completamente alinhados.
- Eclipse solar parcial: é quando o Sol, a Lua e a Terra não estão exatamente alinhados. O Sol parece ter uma sombra escura numa pequena parte da sua superfície.
- Eclipse solar anular: acontece quando a Lua está mais distante da Terra e parece menor. Por não bloquear toda a visão do Sol, a Lua fica parecendo um disco escuro na frente do astro.
Quando será o próximo eclipse solar visível do Brasil?
O próximo eclipse solar no Brasil acontecerá no dia 2 de outubro de 2024 e será do tipo anular. O fenômeno poderá ser visto em estados da Região Sul e Sudeste (exceto o norte de Minas Gerais). Moradores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Goiás também terão a chance de observar o espetáculo cósmico.
Na hora de acompanhar o eclipse solar, é importante se atentar a alguns cuidados. Isso porque olhar diretamente para o Sol sem proteção pode causar danos graves e permanentes aos olhos. Por isso, a maneira mais segura de observar o fenômeno é com óculos de proteção solar, que possuem filtros para bloquear os raios nocivos do Sol.
Veja os cuidados:
- Veja o Sol através de óculos de eclipse ou de um visualizador solar portátil [telescópios ou binóculos com filtros solares apropriados] durante as fases de eclipse parcial antes e depois da totalidade;
- Você pode ver o eclipse diretamente sem a devida proteção ocular apenas quando a Lua obscurece completamente a face brilhante do Sol;
- Assim que você ver até mesmo um pouco do Sol brilhante reaparecer após a totalidade, imediatamente coloque os óculos de eclipse de volta ou use um visualizador solar portátil para olhar para o Sol.