Mundo

Diferença geracional: trend nas redes sociais mistura trap e anos 90t

Artistas gravam vídeo e reacendem debate sobre diferença de gerações

Imagem da noticia Diferença geracional: trend nas redes sociais mistura trap e anos 90t
Millenials x Geração Z: entenda trend | Reprodução/Redes Sociais
• Atualizado em

Uma trend nas redes sociais trouxe mais argumentos para um debate frequentemente comentado na mídia: a relação entre as gerações. O vídeo parece simples, mas é capaz de revelar algo por trás da convivência entre Millennials (1981-1996) e a Geração Z (1997-2012).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

De costas uma para a outra, o vídeo viral inicia com a pessoa mais velha cantando o clássico dos anos 1990 “What’s going on?”, e quando a câmera gira, a outra pessoa aparece cantando o rap da música da Nicki Minaj, lançado em 2012.

O vídeo virou trend com a criação de um mash-up (mistura de duas ou mais músicas preexistentes) criado por um usuário do TikTok, @dj.auxlord. O DJ combinou “Beez in the Trap” de Nick, com o sucesso do 4 Non Blondes. O remix foi publicado em agosto, mas ficou famoso no final de outubro, quando famosos e celebridades reproduziram o vídeo. O áudio chegou a mais de 1 milhão de vídeos postados na rede social chinesa.

A vocalista da banda, Linda Perry, compartilhou nas redes sociais suas versões favoritas da trend e se mostrou comovida: “Nós estamos obcecados, não acreditamos no amor que essa trend está gerando”, disse. A artista fez questão de fazer a própria versão, com a cantora Jennifer Lopez. A banda se disse impressionada: “Nicki Minaj, aparentemente nos tornamos virais?”.

A cantora Nicki Minaj também expressou gratidão em suas redes pela repercussão gerada: “Amo vocês”, disse.

Gerações

O salto de distância entre nascidos em um ano e outro sempre existiu, mas o contraste entre estas duas gerações tem sido o de maior impacto nos últimos tempos. Isso porque a Gen Z chegou ao mesmo tempo em que aconteceram muitas mudanças no mundo, como a chegada da internet de forma mais abrasiva, aumento da tecnologia, a facilidade ao acesso à informação, quebra de padrões culturais e um exemplo claro expresso no vídeo – a música.

O resultado é mais do que um vídeo tendência, é a junção de gerações que se complementam e a necessidade dessa mistura. Em um encontro entre passado e presente, os Millenials abraçam clássicos e tradições que aprenderam, enquanto a Gen Z, energizada, expressa a quebra de expectativa gerada durante anos.

Nomes como Jennifer Lopez, Khloé Kardashian, Kylie Jenner, Benson Boone, Brian May, Sabrina Carpenter, Luciana Gimenez, Malala Yousafzai e Jimmy Fallon aderiram à tendência.

Confira alguns dos vídeos da trend:

Pesquisas sobre a música “Beez in the Trap” registraram um pico no Google nesta semana, no comparativo com os últimos 12 meses, após o sucesso da trend. Os dados são do Google Trends, ferramenta que exibe os termos mais populares no buscador.

Últimas Notícias