Destroços do helicóptero que caiu com ex-presidente do Chile são retirados de lago
Sebastian Piñera, 74 anos, pilotava aeronave e estava com mais três pessoas e foi o único que não sobreviveu ao acidente

SBT News
O helicóptero que era pilotado pelo ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, 74 anos, foi retirado do fundo do Lago Ranco, situado na região de Los Ríos. A aeronave caiu no mar na última terça-feira (6) e ficou submerso a 40 metros de profundidade. Três pessoas sobreviveram.
+ Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, morre em acidente de helicóptero
A operação de resgate, que aconteceu na tarde de sábado (10), foi realizada por uma empresa contratada pela família de Piñera e contou com o apoio de 3 embarcações, além da supervisão técnica da Marinha chilena.
Destroços serão periciados em Santiago
De acordo com relatos da imprensa local, a aeronave foi transportada por um caminhão da Direção de Aeronáutica Civil (DGAC) para a capital Santiago. Segundo o jornal La Tercera, lá acontecerá uma perícia, as peças do helicóptero serão submetidas a uma análise para ajudar nas investigações.
Nos próximos dias, o Ministério Público do Chile deve fazer uma comunicação formal com fabricante da aeronave, a norte-americana Robinson Helicopter Company, bem como com entidades meteorológicas relevantes para compreender as causas do acidente.
Segundo as autoridades, a investigação deve se estender por vários meses.
Sebastian Piñera era um hábil piloto
Piñera, que governou o Chile em dois mandatos (2010-2014 e 2018-2022) e era conhecido por sua habilidade como piloto, retornava de um encontro com amigos quando ocorreu o acidente. No momento da queda, por volta das 15h do dia 6 de fevereiro, chovia e ventava forte na região.
Segundo informações, ele tentava aproximar o helicóptero do lago para que sua irmã, Magdalena Piñera, junto com o amigo Ignacio Guerrero e seu filho Bautista Guerrero, também passageiros, pudessem se jogar no mar.
Embora os três tenham sobrevivido, Piñera não conseguiu se desvencilhar do cinto de segurança após a queda, levando a uma fatalidade por afogamento ou conforme indicado no laudo da autópsia, foi "asfixia por submersão".
Legado do ex-presidente do Chile

O legado político de Sebastian Piñera no Chile é marcado por momentos de intensos protestos populares e avanços econômicos significativos.
Além disso, seu governo enfrentou grandes desafios como um devastador terremoto e a pandemia da Covid-19.
O funeral do ex-presidente chileno foi na última sexta-feira (9), no antigo Congresso do Chile e foi enterrado no cemitério Parque del Recuerdo em uma cerimônia privada.