Deputados da Nova Zelândia dançam 'haka' em protesto contra projeto de lei
Votação visa mudar tratado de 184 anos atrás entre os britânicos e os povos indígenas do país
O Parlamento da Nova Zelândia suspendeu uma sessão nesta quinta-feira (14) após membros da etnia maori encenarem uma "haka" para interromper a votação de um projeto de lei controverso. A proposta visa modificar um tratado de 184 anos entre os britânicos e os povos indígenas do país. A "haka" é uma dança tradicional de preparação para batalhas, que foi popularizada pelo time de rugby da Nova Zelândia. +Por que o filme "Ainda Estou Aqui" está sofrendo tentativa de boicote?
A votação diz respeito ao Tratado de Waitangi, assinado em 1840 por mais de 500 chefes maori e a Coroa Britânica, que definiu as bases de governança entre as partes. Até hoje, a interpretação de suas cláusulas influencia as leis e políticas da Nova Zelândia.
Ao longo do tempo, os direitos dos indígenas foram ampliados por decisões de tribunais comuns e maori. No entanto, alguns parlamentares argumentam que essas mudanças criaram discriminação contra cidadãos não indígenas.
Na semana passada, o partido ACT New Zealand, um aliado do governo de centro-direita, propôs um projeto de lei para adotar uma interpretação mais restrita do Tratado de Waitangi.
Durante a votação preliminar nesta quinta-feira, parlamentares do partido Te Pati Maori realizaram a "haka" como forma de protesto. (com informações do The Guardian)