Publicidade
Mundo

Deputados da Nova Zelândia dançam 'haka' em protesto contra projeto de lei

Votação visa mudar tratado de 184 anos atrás entre os britânicos e os povos indígenas do país

Imagem da noticia Deputados da Nova Zelândia dançam 'haka' em protesto contra projeto de lei
Deputados da Nova Zelândia dançam 'haka' em protesto contra projeto de lei - Reprodução
Publicidade

O Parlamento da Nova Zelândia suspendeu uma sessão nesta quinta-feira (14) após membros da etnia maori encenarem uma "haka" para interromper a votação de um projeto de lei controverso. A proposta visa modificar um tratado de 184 anos entre os britânicos e os povos indígenas do país. A "haka" é uma dança tradicional de preparação para batalhas, que foi popularizada pelo time de rugby da Nova Zelândia. +Por que o filme "Ainda Estou Aqui" está sofrendo tentativa de boicote?

A votação diz respeito ao Tratado de Waitangi, assinado em 1840 por mais de 500 chefes maori e a Coroa Britânica, que definiu as bases de governança entre as partes. Até hoje, a interpretação de suas cláusulas influencia as leis e políticas da Nova Zelândia.

Ao longo do tempo, os direitos dos indígenas foram ampliados por decisões de tribunais comuns e maori. No entanto, alguns parlamentares argumentam que essas mudanças criaram discriminação contra cidadãos não indígenas.

Na semana passada, o partido ACT New Zealand, um aliado do governo de centro-direita, propôs um projeto de lei para adotar uma interpretação mais restrita do Tratado de Waitangi.

Durante a votação preliminar nesta quinta-feira, parlamentares do partido Te Pati Maori realizaram a "haka" como forma de protesto. (com informações do The Guardian)

Publicidade

Assuntos relacionados

Nova Zelândia
Deputado
Dança
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade