Mundo

Delcy Rodríguez diz que “basta de ordens de Washington sobre políticos na Venezuela”

Presidente interina critica interferência dos EUA e defende que divergências internas sejam resolvidas pela política nacional

Imagem da noticia Delcy Rodríguez diz que “basta de ordens de Washington sobre políticos na Venezuela”

Em evento com trabalhadores do setor de petróleo neste domingo (25), a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, fez uma crítica direta aos Estados Unidos e rejeitou o que chamou de interferência externa nos assuntos políticos do país.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover
“É importante que abramos espaços para a divergência democrática, mas que seja a política com P maiúsculo e com V de Venezuela”, afirmou. “Chega de ordens de Washington sobre políticos na Venezuela. Que seja a política venezuelana quem resolva nossa divergência e nossos conflitos internos. Chega de potências estrangeiras.”

A declaração foi feita durante um discurso na refinaria Puerto La Cruz, da estatal PDVSA. Rodríguez também afirmou que o país pagou um alto preço por confrontar o extremismo interno, e acrescentou que: “Custou muito caro a esta república ter que enfrentar as consequências do fascismo, do extremismo em nosso país. E dizíamos ontem que também falamos da paz política, da paz econômica”.

No mesmo evento, a presidente interina também defendeu a agenda energética do país, argumentando que a Venezuela não deve temer parcerias internacionais, inclusive com os EUA, para explorar suas reservas de petróleo e gás e atrair investimentos.

O pronunciamento ocorre quase 20 dias após as forças norte-americanas capturarem o ex-presidente Nicolás Maduro. Na ocasião, o presidente dos EUA Donald Trump declarou que era ele "quem estava no comando da Venezuela". Contudo, por ordem da Suprema Corte venezuelana, coube à então vice-presidente, Delcy Rodríguez, assumir a presidência interina do país, cargo que ocupa desde então.

Últimas Notícias