Como pacote de salgadinho fechou caverna turística nos EUA
Serviço Nacional de Parques emitiu alerta para que turistas não deixem rastros no local: "caverna não é uma grande lata de lixo"
Um pacote de salgadinho causou um "impacto enorme" no ecossistema das cavernas do Parque Nacional Carlsbad, no Novo México (EUA), provocando o fechamento da atração na semana passada. O descuido do visitante fez o Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos emitir um alerta para que os turistas não deixem rastros no local.
"A caverna não é uma grande lata de lixo", disseram.
+ Chuva preta: moradores no sul do RS registram fenômeno; saiba o que é e os riscos
O saco de Cheetos, salgadinho à base de milho, foi deixado aberto na Big Room, a mais famosa e mais visitada das cavernas de Carlsbad. "Para o dono do lanche, o impacto é provavelmente acidental. Mas para o ecossistema da caverna teve um impacto enorme", disse a administração do parque em nota.
Alimentos e bebidas, exceto água, são proibidos no local. O pacote de Cheetos descartado irregularmente na caverna introduziu formas de vida microbiana e fungos que não faziam parte do ecossistema, ameaçando o equilíbrio do ambiente.
"O milho processado, amolecido pela umidade da caverna, formou o ambiente perfeito para hospedar vida microbiana e fungos. Grilos das cavernas, ácaros, aranhas e moscas logo se organizam em uma teia alimentar temporária, dispersando os nutrientes para a caverna e formações ao redor. Os fungos se espalham mais acima nas superfícies próximas, frutificam, morrem e fedem. E o ciclo continua", afirmou o Serviço Nacional de Parques dos EUA.
Guardas florestais passaram pelo menos 20 minutos removendo os detritos e os fungos estranhos das superfícies da Big Room. "Na escala da perspectiva humana, um saco de lanche derramado pode parecer trivial, mas para a vida da caverna pode mudar o mundo", reforçou o parque.