Publicidade
Mundo

China lança nesta semana nova missão tripulada ao espaço

Três astronautas decolam rumo à estação Tiangong, em missão de seis meses que visa avançar no plano chinês de enviar humanos à Lua até 2030

Imagem da noticia China lança nesta semana nova missão tripulada ao espaço
China quer enviar astronautas à Lua até 2030 | Reprodução
Publicidade

A China tenta dar mais um passo significativo em seu programa espacial ao lançar, nesta semana, a missão tripulada Shenzhou-20. Três astronautas vão partir do centro de lançamento de Jiuquan, localizado no noroeste do país, a bordo de nave impulsionada pelo foguete Longa Marcha-2F. O destino da tripulação é a estação espacial chinesa Tiangong, onde permanecerão por aproximadamente seis meses.

Essa missão tem como objetivo principal contribuir para o plano da China de enviar astronautas à Lua antes do final da década, em 2030, com a meta de estabelecer uma base lunar.

+ China lança sonda para colher amostras do lado oculto da Lua

A CMSA assegurou que as instalações e equipamentos do centro de lançamento estão em perfeitas condições, e todos os testes preparatórios foram realizados conforme o planejado. Apesar da expectativa, os nomes dos três astronautas da missão Shenzhou-20 não foram divulgados pelas autoridades chinesas, assim como as tarefas específicas que eles irão realizar a bordo da Tiangong.

Contudo, Zhou Wenxing, membro do centro de treinamento de astronautas da China, afirmou que a tripulação está "em boas condições, precisa nas suas manobras e bem coordenada", indicando um alto nível de preparo para a missão.

A estação espacial Tiangong, cujo módulo principal foi lançado em 2021, tem uma vida útil projetada de cerca de dez anos e serve como um laboratório espacial em órbita e um ponto crucial para as futuras explorações lunares da China.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade