Publicidade
Mundo

China divulga detalhes de novo submarino nuclear pela primeira vez

Marinha do Exército de Libertação Popular promete maior velocidade e profundidade

Imagem da noticia China divulga detalhes de novo submarino nuclear pela primeira vez
Submarino nuclear Tipo 094 | Reprodução South China Morning Post
Publicidade

A Marinha do Exército de Libertação Popular (PLAN) divulgou detalhes de seu submarino de mísseis balísticos movido a energia nuclear Tipo 094 pela primeira vez. O anúncio foi feito durante um evento para marcar o 76º aniversário da Marinha no dia 23 de abril. Entre os avanços do navio estão maior velocidade, profundidade e capacidades furtivas, ou seja, mais difícil de ser detectado por radares e sensores.

Segundo o jornal South China Morning Post, o submarino tem velocidade máxima submersa de 30 nós, cerca de 55 km/h, e profundidade operacional máxima de 400 metros. Os números apresentam evolução em relação aos modelos anteriores, que indicavam velocidade de 20 nós e profundidade máxima de 300 metros.

+ Ucrânia e Rússia não encontram consenso para cessar-fogo e confrontos aumentam

O tamanho do veículo, de acordo com cartazes expostos no evento, é de cerca de 135 metros de comprimento, 13 metros de largura e um deslocamento de superfície de 8 mil toneladas. "A Marinha do PLAN está operando pelo menos seis submarinos Tipo 094 e acredita-se que esteja construindo mais", diz o jornal chinês.

Os submarinos não dependem de oxigênio externo ou reabastecimento frequente por causa dos reatores nucleares, possibilitando a permanência no oceano por meses, em prontidão para realizar um ataque nuclear. O Tipo 094 está equipado com 12 mísseis balísticos JL-2 com ogivas nucleares que têm um alcance de cerca de 7 mil quilômetros.

+ Mulher que carregava bomba morre com explosão "antes da hora" na Grécia

O Departamento de Defesa dos EUA disse que considera este navio como a "primeira parte marítima confiável" da "tríade nuclear" estratégica chinesa, ou seja, um exército com capacidade de lançar armas nucleares de terra, mar e ar. Esta é a primeira vez que o Exército da China divulga as especificações do submarino de dissuasão estratégica desde que ele entrou em serviço, em 2007.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade