Brasil assume embaixada da Argentina em Caracas; Milei agradece
Chancelaria do país foi expulsa por Maduro após questionar eleição; seis asilados políticos permanecem nas instalações e ficarão sob proteção do Brasil
O presidente argentino, Javier Milei, usou o X, antigo Twitter, nesta quinta-feira (1º), para agradecer o Brasil por assumir o comando da embaixada da Argentina em Caracas. Nicolás Maduro expulsou o corpo diplomático do país, após a Argentina não reconhecer a vitória do mandatário na eleição presidencial do último domingo (28).
"Aprecio muito a disposição do Brasil em assumir a custódia da Embaixada da Argentina na Venezuela. Agradecemos também a representação momentânea dos interesses da República Argentina e dos seus cidadãos ali", escreveu Milei.
"Não tenho dúvidas de que em breve reabriremos a nossa Embaixada numa Venezuela livre e democrática. Os laços de amizade que unem a Argentina ao Brasil são muito fortes e históricos", continuou.
A pedido do Ministério das Relações Exteriores argentino, o Brasil vai assumir o prédio da representação na Venezuela, assim como da guarda das instalações da missão argentina em Caracas, incluindo a Embaixada e a Residência Oficial, seus bens e arquivos, e a proteção dos nacionais argentinos em território venezuelano.
Além disso, a custódia também envolve a proteção de seis bolivianos, requerentes de asilo político da oposição venezuelana, que estão sob proteção na Residência Argentina em Caracas desde 20 de março.