Publicidade
Mundo

Bolsonaro réu: Imprensa internacional repercute decisão do STF

Ex-presidente e sete aliados viraram réus nesta quarta-feira (26) por tentativa de golpe de Estado

Imagem da noticia Bolsonaro réu: Imprensa internacional repercute decisão do STF
Jair Bolsonaro foi denunciado pela PGR por trama golpista | Agência Brasil
Publicidade

A imprensa internacional destacou a decisão do Supremo Tribunal Federal, que, por 5 votos a 0, tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado.

Os jornais norte-americanos The New York Times e Washington Post destacaram que todos os cinco ministros da Primeira Turma do STF votaram a favor da denúncia feita pelo Procuradoria-Geral da República (PGR).

Washington Post repercure decisão do STF
Washington Post repercure decisão do STF

O jornal britânico, The Guardian, destacou que Bolsonaro pode enfrentar até 40 anos de prisão, caso seja condenado pelas acusações relacionadas a golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito e organização criminosa armada pelo suposto plano de dar um golpe nos meses entre a eleição de outubro de 2022 e os protestos de extrema direita que eclodiram em Brasília em 8 de janeiro de 2023 — uma semana após a posse de Lula.

O espanhol El País chamou a atenção para o ineditismo de um ex-presidente ser julgado pela Suprema Corte do país. Já o alemão Spiegel ressaltou a fala de Bolsonaro rejeitando todas as alegações em declaração nesta terça-feira (26), logo após o fim do julgamento.

Principais jornais do mundo destacam decisão do STF
Principais jornais do mundo destacam decisão do STF

O francês Le Monde, por sua vez, afirmou que a decisão é histórica "num país ainda assombrado pela memória da ditadura militar".

Capa do jornal Le Monde
Capa do jornal Le Monde

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade