Biden conversa com Netanyahu sobre ajuda humanitária em Gaza e ofensiva em Rafah
Governo americano vem criticando a forma como primeiro-ministro israelense lida com o conflito entre Israel e Hamas
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou com o primeiro-ministro israelense nesta segunda-feira (18). O governo americano vem criticando a forma como Benjamin Netanyahu lida com o conflito entre Israel e Hamas.
Segundo a Casa Branca, a conversa, por telefone, tratou do envio de ajuda humanitária e do plano de ofensiva militar em Rafah, onde estão cerca de 1,5 milhão de civis.
A primeira ligação foi a primeira, de conhecimento público, entre Biden e Netanyahu em mais de um mês, e aconteceu num dia em que a ONU divulgou mais um relatório alertando para a fome generalizada iminente no norte de Gaza.
Nesta segunda-feira também houve a invasão de soldados israelenses ao maior hospital do território palestino. Israel acusa o Hamas de usar o Al Shifa como uma base, afirma que matou 20 integrantes -- incluindo o chefe de segurança do grupo -- e que encontrou dinheiro usado pelos terroristas. O Ministério da Saúde local, ligado ao Hamas, diz que a ação resultou na morte de civis, abrigados no hospital.
Em viagem ao Oriente Médio, o chanceler Mauro Vieira classificou algumas das ações de Israel na faixa de Gaza como "ilegais" e "imorais".