Austrália fecha nove praias após aparecimento de detritos misteriosos
Do tamanho de uma bolinha de gude, de coloração branca e cinza, os detritos foram encontrados em praias ao longo da costa de Sydney
SBT News
Autoridades australianas ordenaram o fechamento de nove praias no norte de Sydney depois que detritos brancos e cinzentos em forma de bola foram encontrados ao longo da costa.
O Conselho das Praias do Norte (Northern Beaches Council, em inglês) foi informado nesta terça-feira (14) pela Autoridade de Proteção Ambiental de Nova Gales do Sul (EPA) que as bolas haviam chegado à costa.
Desde então, as praias de Manly, Dee Why, Long Reef, Queenscliff, Freshwater, North e South Curl Curl, North Steyne e North Narrabeen foram fechadas.
"O conselho foi alertado sobre os detritos pela EPA e está trabalhando em estreita colaboração com a agência estadual para coletar amostras para análise", informou o conselho em comunicado no Facebook.
"Até agora, a maioria das amostras identificadas tem o tamanho de uma bolinha de gude, com algumas de tamanho maior. O conselho está organizando a remoção segura do material e inspecionando outras praias", completou.
O caso ocorre após milhares de bolas pretas semelhantes terem sido encontradas em praias no leste de Sydney no ano passado, o que levou ao fechamento de praias como Coogee e Bondi.
Na ocasião, os detritos eram compostos por uma combinação de ácidos graxos, hidrocarbonetos de petróleo, cabelo, restos de alimentos e outros materiais relacionados ao esgoto. Contudo, a origem exata nunca foi confirmada.
Desta vez, as bolas encontradas apresentam coloração branca e cinza. A prefeita das Praias do Norte, Sue Heins, explicou para jornais locais que o processo de limpeza será mais manual, devido ao pequeno tamanho e à cor clara dos materiais. "A equipe de resíduos já está trabalhando e esperamos que a limpeza leve alguns dias", afirmou.
A EPA emitiu uma orientação para que o público evite contato com os detritos enquanto as investigações sobre o material estão em andamento.