Publicidade
Mundo

Ataque mortal na Ucrânia e reunião de aliados marcam últimos dias antes da posse de Trump

Ao menos 13 pessoas morreram nesta quinta (9). Governo do EUA anuncia último pacote de ajuda antes que novo presidente assuma e mude a política internacional

Imagem da noticia Ataque mortal na Ucrânia e reunião de aliados marcam últimos dias antes da posse de Trump
Publicidade

A Ucrânia enfrentou um dos ataques mais letais dos últimos meses em Zaporíjia, onde pelo menos 13 pessoas morreram nesta quinta-feira (9). Enquanto isso, representantes de 57 países, incluindo 32 membros da OTAN, participaram da última reunião do Grupo de Contato para Defesa da Ucrânia, em Ramstein, na Alemanha.

O ataque em Zaporíjia e outro em Kherson foram realizados com bombas planadoras, armamentos adaptados pela Rússia para controle via satélite. Essas bombas, lançadas de aviões a até 100 quilômetros de distância, têm causado grande devastação e permitido avanços russos no leste do país.

+ Líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado é libertada, diz partido

Durante o encontro, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy reforçou a importância da ajuda militar: "Já percorremos um longo caminho e seria loucura deixar a bola cair agora."

Os Estados Unidos anunciaram um último pacote de ajuda de 500 milhões de dólares em armamentos, enquanto o secretário de Defesa, Lloyd Austin, alertou que permitir agressões territoriais pode incentivar mais caos e guerras no futuro.

A reunião ocorre em um contexto geopolítico delicado, com a posse iminente de Donald Trump como presidente dos EUA. Trump já provocou reações internacionais ao sugerir uma possível tomada da Groenlândia, controlada pela Dinamarca, o que foi classificado como "espantoso" pelo ministro da Defesa alemão.

+ Número de mortos em bombardeios israelenses na Faixa de Gaza passa de 46 mil

Os próximos dias devem ser cruciais para definir o apoio ocidental à Ucrânia e o futuro da segurança na Europa diante das mudanças na liderança americana.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade