Ataque deixa ao menos 40 mortos na Nigéria, diz presidente Bola Tinubu
Ação violenta em comunidade rural reforça crise por disputas de terra; vítimas incluem idosos e crianças

SBT News
Pelo menos 40 pessoas foram mortas no domingo (13) durante um ataque armado à comunidade agrícola, no estado de Plateau, região centro-norte da Nigéria. A informação foi comunicada pelo presidente do país nigeriano, Bola Tinubu, nesta segunda-feira (14), que prestou condolências às famílias das vítimas.
No pronunciamento, Tinubu atribuiu a autoria do crime na comunidade cristã de Zike a pastores muçulmanos da etnia Fulani, grupo associado a outros episódios violentos no país.
+ Líderes mundiais condenam Rússia por ataque que matou mais de 30 pessoas na Ucrânia
A Anistia Internacional relatou que o ataque repentino atingiu pessoas vulneráveis que não conseguiram escapar, incluindo crianças e idosos. Moradores disseram que as casas foram destruídas e saqueadas pelos invasores, e estimam que o número de vítimas fatais possa ultrapassar 50.
Nos últimos meses, o estado de Plateau tem enfrentado uma escalada de violência, com mais de mil mortes registradas entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, de acordo com a Anistia. Segundo autoridades locais, os conflitos estão associados a disputas por terra e água entre criadores de gado e agricultores.
Bola Tinubu ordenou investigação imediata e rigorosa para identificar os autores.