Astronautas retornam à Terra em cápsula da SpaceX após 5 meses na Estação Espacial
Lançada em 14 de março, a Crew-10 substituiu a tripulação da Crew-9, que incluía os astronautas americanos Butch Wilmore e Suni Williams
SBT News
com informações da Reuters
Quatro astronautas da missão Crew-10 da NASA voltaram à Terra após passarem quase cinco meses na Estação Espacial Internacional (ISS). A cápsula Dragon, da SpaceX, pousou com segurança na costa da Califórnia no sábado (9), encerrando uma missão de rotação de tripulação iniciada em março.
+ Avião de pequeno porte cai e deixa dois mortos nos Lençóis Maranhenses
A comandante Anne McClain e a astronauta Nichole Ayers, ambas da NASA, estavam acompanhadas pelo japonês Takuya Onishi e pelo cosmonauta russo Kirill Peskov. O grupo deixou a ISS na tarde de sexta-feira (8) para uma viagem de 17 horas e meia até o ponto de resgate, onde receberam apoio para deixar a cápsula.
Lançada em 14 de março, a Crew-10 substituiu a tripulação da Crew-9, que incluía os astronautas americanos Butch Wilmore e Suni Williams, deixados na estação pela cápsula Starliner, da Boeing.
+ Astronautas que ficaram 9 meses presos no espaço falam pela 1° vez desde retorno à Terra
Segundo a NASA, o retorno trouxe à Terra amostras e resultados de mais de 200 experimentos científicos realizados em microgravidade, incluindo pesquisas consideradas “urgentes e de alta prioridade” para avanços nas áreas de saúde, tecnologia e ciências espaciais.