Argentina lidera ranking da paz na América do Sul; veja posição do Brasil
Estudo também mostra que a paz mundial está no pior patamar desde a Segunda Guerra Mundial

Gabriella Lodi
A Argentina é o país mais pacífico da América do Sul em 2025, de acordo com resultados do Índice Global da Paz (GPI) de 2025. O estudo, que mede a paz ao redor do mundo, classificou o Brasil na nona posição entre os países sul-americanos. No mundo, o país ocupa a 130ª colocação, subindo um lugar em relação ao ano anterior. Veja a lista:
- Argentina (46º no ranking geral)
- Uruguai (48º no ranking geral)
- Chile (62º no ranking geral)
- Paraguai (75º no ranking geral)
- Bolívia (83º no ranking geral)
- Peru (96º no ranking geral)
- Guiana (106º no ranking geral)
- Equador (129º no ranking geral)
- Brasil (130º no ranking geral)
- Venezuela (139º no ranking geral)
- Colômbia (140º no ranking geral)
+ Ucrânia afirma que sofreu maior ofensiva aérea russa desde 2022
O levantamento do Instituto para Economia e Paz também revela que a América do Sul foi a única região que melhorou o indicador em 2025, com o nível médio de paz aumentando em 0,59%. O continente é a quarta região mais pacífica do mundo.
De acordo com o Índice Global da Paz, oito dos 11 países sul-americanos apresentaram melhora, enquanto três registraram pioras nos indicadores.
O aumento da paz no continente foi impulsionado por melhorias na segurança e militarização. As mudanças mais relevantes ocorreram nos indicadores de manifestações violentas, instabilidade política e intensidade de conflitos internos, segundo os resultados.
+ Noruegueses recebem falsos prêmios milionários após erro técnico em loteria
A Argentina, o país mais pacífico da América do Sul, segundo a pesquisa, registrou uma melhora de 3,8% na paz no último ano.
Já a Colômbia permaneceu o país sul-americano menos pacífico pelo quinto ano consecutivo, apesar de ter registrado um aumento geral no indicador de 0,55%.
O Peru, por sua vez, registrou a maior melhora no indicador da paz em 2025, entre os países América do Sul. Segundo o estudo, a pontuação do Peru aumentou em 4,4%.
Por fim, a Venezuela registrou a maior piora do indicador na região no último ano, resultando em uma redução de 2% na paz geral.
Paz no mundo está em piores condições desde a 2ª Guerra
De forma geral, o Índice Global da Paz de 2025 revelou uma piora na paz mundial, com muitos indicadores que indicam conflitos mais graves desde a Segunda Guerra Mundial.
Segundo a pesquisa, há 59 conflitos ativos no mundo — o maior número desde o fim da Segunda Guerra Mundial, com 152.000 mortes relacionadas a conflitos registradas em 2024.
No ranking geral, a Islândia ocupa a primeira posição, enquanto a Ucrânia e a Rússia fecham a lista em 162º e 163º lugar respectivamente.
"O Índice Global da Paz (GPI) de 2025 constata que o mundo se tornou menos pacífico pela 13ª vez nos últimos 17 anos, com o nível médio de paz dos países se deteriorando em 0,36% em relação ao ano anterior. Este é o sexto ano consecutivo em que a paz global se deteriora", afirma o estudo.