Agora com Biden, G20 faz nova "foto de família" no Rio
Presidente dos EUA estava ausente na foto oficial feita na segunda-feira (18); registro é uma tradição do evento
Os líderes mundiais presentes na 19ª Cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro, tiraram uma nova foto oficial do evento nesta terça-feira (19). No registro de hoje, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e os primeiros-ministros do Canadá e da Itália, Justin Trudeau e Georgia Meloni, ausentes na fotografia tirada na segunda-feira (19), aparecem lado a lado.
O presidente Lula se posicionou ao lado do primeiro-ministro indiano Narendra Modi e do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, reforçando os papéis do Brasil, Índia e África do Sul na presidência do G20 em diferentes anos – 2023, 2024 e 2025, respectivamente. Também próximo a Lula estava o presidente chinês Xi Jinping.
Enquanto a foto de segunda-feira foi feita nos jardins do Museu de Arte Moderna (MAM), com o Pão de Açúcar ao fundo, o registro de hoje foi em um local interno do MAM, com o painel do evento atrás. Houve ausências.
O chanceler russo, Sergei Lavrov, presente ontem, não está na nova foto, assim como a presidente do México, Claudia Sheinbaum, o presidente argentino, Javier Milei e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer.