Publicidade
Mundo

Afogamentos matam 236 mil pessoas por ano no mundo, diz OMS

Jovens e crianças estão entre principais vítimas, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde

Imagem da noticia Afogamentos matam 236 mil pessoas por ano no mundo, diz OMS
ONU recomenda ampliar ensino de natação nas escolas | Divulgação/Parvez Ahmad Rony/Unicef
• Atualizado em
Publicidade

O Dia Mundial para Prevenção do Afogamento é lembrado nesta sexta-feira, 25 de julho, e foi instituído para destacar os dados relacionados a mortes por submersão não intencional. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o afogamento é responsável por 236 mil mortes por ano no mundo.

A OMS classifica o afogamento como a terceira principal causa de morte por lesões não intencionais, representando 7% de todos os óbitos por acidentes. O grupo etário mais afetado está entre crianças e jovens de 1 a 24 anos.

+ Em São Paulo, 11 pessoas morreram por afogamento durante o Ano-Novo

Ainda segundo a organização, 90% das mortes por afogamento ocorrem em países de baixa e média renda. As regiões do Pacífico Ocidental e Sudeste Asiático concentram mais da metade dos casos registrados globalmente. Em alguns desses países, as taxas podem ser 27 a 32 vezes superiores às observadas em países como Reino Unido e Alemanha.

A OMS também apresenta recomendações com base em dados técnicos, como o ensino de natação, uso de barreiras físicas em locais de risco e fortalecimento dos serviços de emergência, apontadas como medidas que podem reduzir o número de casos.

+ Padre surfista salva pai e filho que estavam se afogando em correnteza na Austrália

Publicidade

Assuntos relacionados

afogamentos
OMS
Dados
relatório
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade