Afogamentos matam 236 mil pessoas por ano no mundo, diz OMS
Jovens e crianças estão entre principais vítimas, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde

Beto Lima
O Dia Mundial para Prevenção do Afogamento é lembrado nesta sexta-feira, 25 de julho, e foi instituído para destacar os dados relacionados a mortes por submersão não intencional. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o afogamento é responsável por 236 mil mortes por ano no mundo.
A OMS classifica o afogamento como a terceira principal causa de morte por lesões não intencionais, representando 7% de todos os óbitos por acidentes. O grupo etário mais afetado está entre crianças e jovens de 1 a 24 anos.
+ Em São Paulo, 11 pessoas morreram por afogamento durante o Ano-Novo
Ainda segundo a organização, 90% das mortes por afogamento ocorrem em países de baixa e média renda. As regiões do Pacífico Ocidental e Sudeste Asiático concentram mais da metade dos casos registrados globalmente. Em alguns desses países, as taxas podem ser 27 a 32 vezes superiores às observadas em países como Reino Unido e Alemanha.
A OMS também apresenta recomendações com base em dados técnicos, como o ensino de natação, uso de barreiras físicas em locais de risco e fortalecimento dos serviços de emergência, apontadas como medidas que podem reduzir o número de casos.
+ Padre surfista salva pai e filho que estavam se afogando em correnteza na Austrália