Mundo

Acidente de trem deixa ao menos 21 mortos e 100 feridos na Espanha

Trem em alta velocidade descarrilou e colidiu com outro, que vinha na direção oposta; fatalidade ocorreu perto de Adamuz, na província de Córdoba

,
• Atualizado em

Um acidente de trem deixou ao menos 21 mortos e 100 feridos na Espanha, neste domingo (18). Segundo a emissora estatal Televisión Española, 25 dos feridos estão em estado grave.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O acidente ocorreu perto de Adamuz, na província de Córdoba. Um trem que vinha em alta velocidade descarrilou e colidiu com outro, que vinha na direção oposta, empurrando-o para fora dos trilhos.

Um dos trens (Renfe) viajava de Madrid para Huelva, enquanto o outro (Iryo) partiu de Málaga com direção a Madrid. O acidente ocorreu por volta das 18h40 (horário local; 14h40 em Brasília), cerca de dez minutos após o trem Iryo deixar a estação. O maquinista que conduzia o trem Renfe está entre os mortos.

O trem Renfe transportava cerca de 100 passageiros, enquanto o trem Iryo carregava mais de 300. Este último foi evacuado. Já o outro teve os vagões bastante danificados, com metal retorcido e assentos destruídos.

"Ainda há pessoas presas. Não sabemos quantas pessoas morreram e a operação está concentrada em retirar as pessoas de áreas muito estreitas", afirmou Paco Carmona, chefe dos bombeiros de Córdoba, à TVE. "Temos que remover os corpos para chegar a quem ainda estiver vivo. Está se mostrando uma tarefa complicada."

O prefeito de Adamuz, Rafael Moreno, afirmou ao jornal El País que esteve entre os primeiros a chegar ao local do acidente, juntamente com a polícia. Ele disse ter visto o que acreditava ser um corpo gravemente lacerado, o que descreveu como "uma cena horrível".

O ministro dos Transportes, Oscar Puente, por sua vez, afirmou que estava acompanhando os acontecimentos da sede da operadora ferroviária Adif, em Madri. Ele disse que o número de vítimas ainda não pode ser confirmado, mas ressaltou que as últimas informações eram "muito graves".

Assuntos relacionados

Acidente
Trem
Espanha

Últimas Notícias