A um mês das Olimpíadas de Paris, rio Sena continua poluído para sediar competições
O rio Sena deverá sediar a abertura dos Jogos Olímpicos no dia 26 de julho, além de receber modalidades em águas abertas
Falta um mês para o início das Olimpíadas de Paris e os problemas com o Sena, rio que banha a capital francesa, permanecem sem perspectiva de melhora. O local continua poluído, o que pode impedir a realização de eventos olímpicos de triatlo e natação em águas abertas.
+ Medalha ganha por Pelé na Copa de 1962 vai a leilão e pode ser vendida por R$ 2 milhões
No dia 16 de junho, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos realizou um teste para medir a qualidade da água. Na última sexta-feira (21), o subprefeito de Paris, Marc Guillaume, divulgou um relatório afirmando que as amostras não atenderam aos padrões para a disputa das competições.
+ Dinamarca se torna 1º país do mundo a taxar flatulência de vaca
"As amostras do Sena não atendem aos padrões que teremos neste verão, quando os Jogos Olímpicos forem realizados de 26 de julho a 11 de agosto", disse Marc.
Segundo o relatório, a água está com uma alta concentração de E. coli, uma bactéria que atinge principalmente o intestino. O subprefeito afirmou que as grandes chuvas que atingem a região contribuíram para o acúmulo de sujeira.
Veja o resultado das amostras:
O rio Sena deverá sediar a abertura dos Jogos Olímpicos no dia 26 de julho, além de receber modalidades em águas abertas. As competições serão realizadas nos dias 8 de agosto (feminino) e 9 de agosto (masculino). Segundo a organização, 22 atletas de cada gênero competirão na maratona aquática.
De acordo com o portal francês Le Monde, caso o rio ainda esteja poluído quando os Jogos Olímpicos começarem, o plano B pode ser adiar as provas de natação por alguns dias.