7 das 10 melhores universidades da América Latina estão no Brasil, aponta ranking
Nas três primeiras posições estão a USP, Unicamp e UFRJ, que subiram posições em relação aos rankings anteriores; veja lista
Wagner Lauria Jr.
O ranking de uma das consultorias mais conceituadas do mundo, a britânica Times Higher Education, colocou sete universidades brasileiras entre as dez melhores da América Latina.
+ Enem 2024: saiba quando sai o gabarito oficial e as novidades para 2025
A primeira colocação ficou com a Universidade de São Paulo (USP), que voltou ao topo do ranking após cinco anos. Desde 2019, a universidade paulista vinha perdendo o posto para a Pontifícia Universidade Católica do Chile.
A Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ocupam a 2ª e 3ª colocação, respectivamente, subiram de posições.
A USP já ocupava a melhor colocação entre as universidades da América Latina em 2023 e, neste ano, a universidade voltou ao Top 200 mundial, depois de 12 anos. Há apenas uma universidade particular brasileira entre as dez melhores América Latina.
Confira o Top 10 melhores universidades da América Latina em 2024:
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade de Campinas (Unicamp);
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- Pontifícia Universidade Católica do Chile;
- Universidade Estadual Paulista (Unesp);
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ);
- Tecnológico de Monterrey, no México;
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
- Universidade do Chile;
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O ranking total da América Latina tem 214 instituições, em 16 países. A Colômbia é o segundo país com mais universidades classificadas (38), mas nenhuma delas ficou entre as dez melhores. Veja lista completa.